ZUMBARANDÃNDA
Zumbarandãnda(nanã),a deusa dos mistérios,e uma divindade de origem simultãnea á criação
do mundo,pois quando odudua separou a menha(agua) parada,que ja existia,e liberou do¨ saco da criação¨ a terrra,no ponto de contacto desses dois elementos formou-se a lama,dos pãntanos,local onde se encontram os maiores funamentos de nanã. Senhora de muitos buzios,nanã sintetiza em si morte,fecundidade e riquez.O seu nome designa pessoas idosas e respeitaveis.
Sendo a mais antiga das divindades das águas,ela representa a memória ancestral do nosso povo;é a mãe antiga(ya agbá)por exelência.Ê mameto dos nkisis Kitembu,Unsungo e Hangolo formando-se família marrim,mais por ser a deusa mais velha do pantrião africano e respeitada como mameto por todos o nkisis do candomblé.
A vida esta cercada de mistérios que ao longo história atormentam o ser humano.Porém,quando ainda na pré-história,o homem se viu diante do mistério da morte,em seu âmago irrompeu um sentimento ambíguo.Os mitos aliviavam essa dor e a razão apontava para aquilo que era certo no seu destino.
A morte faz surgir no homem os primeiros sentimentos religiosos,e nesse momento zumbarandãnda faz-se compreender,pois nos primórdios da história os morto eram enterrados em posiçao fetal,remetendo a um ideia de nascimento ou renascimennto.O homem primitivo entendeu os mistérios de zumbarandãnda.
Zumbarandãnda e o principio,o meio,e o fim;o nascimento,a vid e a morte.
Ela e a origem eo poder.Entender zumbarandãnda é entender o destino,a via e a trajetória do homem sobre a terra,pois zumbaradãnda é a hostória.Zumbarandñda é menha(agua) parada,menha da vida e da morte.
- CARACTERÍSTICAS DOS FILHOD DE ZUMBARANDÃNDA
de doçura e mansidão,assim como os avós.São pessos que no modo de gir e até fisicmente aparecem mais idade.Podem apresentar precocemente problemas de idade,como tendência a viver no passado,de recordações em geral.
As pessoas de zumbarandãnda podem ser teimosas e ¨ranzinzas¨,daquelas que quardam por longo tempo um rancor ou adiam uma decisão.Porém agem com segurança e majestade.As suas reações bem equilibradas e a pertin|ência das suas decisões mantêm-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça.
Embora se atribua a Nana um carácter implacável, os seus filhos têm grande capacidade de perdoar, principalmente as pessoas que amam. São pessoas bondosas, decididas, simpáticas, mas principalmente respeitáveis, um comportamento digno da Grande Deusa do Daomé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário