O sacerdócio e organização dos ritos para o culto dos nkisis são complexos, com todo um aprendizado que administra os padrões culturais de transe, pelo qual os deuses se manifestam no corpo de seus iniciados durante as cerimónias para serem admirados, louvados, cultuados. Os iniciados, filhos e filhas-de-santo (monua e monas de nkisi conhecido como abaôs), também são popularmente denominados “cavalos dos deuses” uma vez que o transe consiste basicamente em mecanismo pelo qual cada filho ou filha se deixa cavalgar pela divindade, que se apropria do corpo e da mente do iniciado, num modelo de transe inconsciente.Para começar, a mameto ou o tateto(zeladora ou zelador) deve determinar, através do jogo de búzios, qual é o orixá dono do kamutuê (cabeça) daquele indivíduo.Ele ou ela recebe então um fio de contas sacralizado, cujas cores simbolizam o seu nkisi,dando-se início a um longo aprendizado que acompanhará o mesmo por toda a vida. A primeira cerimónia privada a que a noviça (abiã) é submetida consiste num sacrifício votivo à sua própria cabeça (ebori), para que a cabeça possa se fortalecer e estar preparada para algum dia receber o orixá no transe de possessão. Para se iniciar,a abiã precisa juntar dinheiro suficiente para cobrir os gastos com as oferendas (animais e ampla variedade de alimentos e objectos), roupas cerimoniais, utensílios e adornos rituais e demais despesas suas, da família-de-santo, e eventualmente de sua própria família durante o período de reclusão iniciática em que não estará, evidentemente, disponível para o trabalho no mundo profano.como parte da iniciaçao.a mona de nkisi
permanece em reclusao no terreiro por um número em trno de
21 dias.Na fase final da reclusao,uma representaçao material do orixá do iniciadodo orixá do iniciado ondesao prepraados vários rituais e ogorocim.Onde apois este enredo que so pode ser acompanhado por pessoas velhas de santo e do inzo.No dia da festa onde apois 21 dias vai ser a primeir vez que o abaô vai vim no salao onde havera tres saidas
- PRIMEIRA SAIDA;onde o abaô vem para o salao com vestes e pinturas fumfum(braco) em homenagem a lemba. UNSUNGO JAGUM
- SEGUNDA SAIDA; segunda saida onde o abaô vem para o salâo,esta e a hora considerada sagrada hora em q o nkisi vem para o salao dar sua digina(nome do nkisi dentro da angola).Eescolhido uma pessoa iniciada no santo como pessoas velha de santo ou tata kambuí(ogãn) e makotas(ekedji) para ser madrinha ou padrinho pois tera a honra de tirar a digina destes nkisis.Onde eles vem com a cabeça azul e brnco com o adocho representando a ave da angola a cokem(galinha da angola) As vestes so diferentes as yabas(nkisi mulher) vestem saias e os borós(nkisi homem) vestem bombaste ou saiotes(uma saia mais curta)
UNSUNGO XAPANã
- TERCEIRA SAIDA;A tambem muito esperada onde o nkisi vem para o salão mostrando para o publico as danças que aprendeu onde conduzido pelas makotas(ekedjis) para o tao esperado rum(toque do atabaque onde toca-se o ritimo da dança do nkisi).Os nkisis nesta hora dança com suas armas e suas belas vestes fazendo as suas danças,onde cada ato reprezenta algo sobre aquele nkisi.
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