domingo, 18 de abril de 2010

LEMBARÃNGÃNGA & LEMBADILÊ






O Senhor da Criação.

Tatetu Lembá é o responsável pela emissão da centelha que vai, através dos nkisis, gerar o “eu” verdadeiro de toda a criação. É o Senhor da Paz e do Branco.

Seu dia é sexta-feira, quando todos os monuas e monas de nkisi devem se vestir de fumfum (branco,uma peça branca e as demais claras), sua cor é a branca, logicamente, e sua oferenda principal é a canjica (ebó). É chamado de Lembaranganga , aglutinação de: Lembá ria nganga – o Santo dos Santos.É o Pai Supremo, que separou o mundo material do mundo espiritual, criou os seres vivos. Tem o poder de reger a vida e a morte, e ao mesmo tempó em que é bondoso e tolerante, também pode tornar-se firme e severo. No entanto, Lembá prefere sempre seguir o caminho do amor. Quando representado e sua forma jovem, Lembá recebe o nome de Lembá Dilê(oxãnquiãn). Quando representado em sua forma velha, Lembá recebe o nome de Lembaranganga(oxalufãn).
Ferramenta- Cajado ou Apaxoro.
lemba mais novo (em idade), é um orixá guerreiro e muito reverenciado.Oxaguiã, conhecido como o Comedor de inhame Pilado,nas festas de Candomblé como “as águas de Oxalá”, que o tata e os monuas de nkisi da inzo junto com o nkisi virado na cabeça de uma pessoa velha de santo nkisi Oxalá (uma pessoa que de Oxala), simulam uma procissão, e na festa no barracão (no terreiro) os monuas de nkisi vem com uma quartinha com menha em seu kamutuÊ,lavando e reverenciando os Orixás funfun (Orixás brancos), Orixá Oxaguian é um Oxalá guerreiro, foi Oxaguian que implantou no mundo o progresso e a melhoria de estado (arquitetura em geral).
A Saudação de Oxoguian: Epe, Epe Babá Oxaguiã.
Os animais para lemba deve ser femia,suas vestes sao femininas toda fumfum seus acentamentos sao feitos na loça.Lemba usa tudo feminino porque ele entrou na floresta,para descobrir os segredos de Zumbarandanda(nãnã)e como castigo obrigou ele a usar tudo feminino.
como paixão de sua vida,sua esposa mais nova e kaituba(yemanja) e sua esposa mais velha é zumbarãndanda(nãnã).Por respeito a lemba o deus supremo todos os outros nkisis comem ebÔ(canjica cozida).Quando nossos nkisis nascem,nascem com o ebÔ e quando kufãmos(morremos)com o ebÔ sendo a sim torna-se o começo e o fim de tudo.
LENDA DE LEMBA
O filho de Oxalufã (Oxalá mais velho) tornou-se um guerreiro forte e decidiu um dia conquistar um reino para si. Partiu em companhia de seu amigo Auoledjê. Conquistou Ejigbô, tornando-se seu rei, Elejigbô. O rei tinha uma grande paixão, comer inhame pilado. E comia com gula, tanto que o chamavam Oxaguiã, que quer dizer “Oxalá Comedor de Inhame Pilado”.
Um dia Auoledjê. Que era um grande babalaô, precisou partir de Ejigbô. Antes disso, aconselhou Oxaguian que fizesse oferendas, que tornariam o reino próspero. Assim, como previa Auoledjê, Ejigbô tronou-se uma grande cidade, rica e bem guardada pelos bravos soldados de Oxaguiã. O rei Elejigbô vivia em fausto entre seus súditos, por quem era chamado de “Kabiyesi”, que é o mesmo que Sua majestade. Na intimidade os amigos o chamavam de “ Comedor de inhame Pilado”, mas em público isso era uma heresia.
Anos mais tarde, Auoledjê retornou a Ejigbô. Ao adentrar a cidade, procurou logo por Oxaguian. “Onde está o Comedor de Inhame Pilado”?, perguntou. Os soldados, que não o conheciam ficaram furiosos com tamanha insolência. Disso era jeito de se referir ao rei?
Prenderam e maltrataram o desconhecido amigo de kabiyesi. Auoledjê ressentiu-se da humilhação. Com seus poderes mágicos, vingou-se durante sete anos todas as catástrofes conhecidas, e não faltando a seca, assolaram o reino de Oxaguiã.
Oxaguiã libertou-o, mas o amigo, ainda ressentido, escondeu-se na mata. Elejigbô buscou o velho amigo, suplicando seu perdão. Auoledjê cedeu com uma condição? Que nunca aquele povo deveria flagelar-se, em memória do funesto acontecido. Assim , todos os anos, o rei deveria mandar muitas pessoas a floresta cortar varetas. Os súditos, divididos em dois grupos, tomaria as varas, simulariam golpes uns nos outros, sem parar, até que as varetas se quebrassem.
Para que nunca se esquecessem daquela injustiça praticada contra o amigo de Oxaguiã. Assim foi feito e o reino de Oxaguian voltou a tranqüilidade e Oxaguiã foi o maior dos rei de Ejigbô.
Quando ele foi para o Orum (Céu), transformando em Orixá, seu culto não se esqueceu do velho amigo babalawo. Com as varetas de Oxaguiã, com os atoris, seus adeptos renovam sempre a memória da injustiça, para que ela não volte a acontecer.


  • AGEUM DE LEMBA
  • Lembarãngãnga e lembadilÊ nao come maginopõ(dendÊ).
  • EBÔ COZIDO COBERTO COM ALGODAO
  • IBI(considerdo o boi de lemba)
  • DOCÊS FUMFUM(branco)
  • INHAME PILADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário