quarta-feira, 21 de abril de 2010

DANDALUNDA








DANDALUNDA

Dandalunda é o trono natural irradiador do amor divino e da concepção da vida em todos os sentidos.Mameto da água docê,deusa da candura e da meiquice,dona do amarelo e do ouro.nkisi da prosperidade,da riqueza,ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.Dandalunda exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos,regendo principalmente o lado teimoso e manhoso,além daquele espírito maquiavélico que existe em todos nós.

No bom sentido,DANDALUNDA é o ¨veneno das palavras¨ ,é o modo piegas das pessoas,é a forma ¨metida¨,esnobe apresentada principalmente pelo sexo feminino.Ê o cochilo,o segredinho,a fofoca.Esta encantada nas conversas,nos risinhos nos comentários,nas intriguinhas.rege o charme,a pose;tudo que esta ligado a sensualidade,sutileza,ao dengo,sendo o sexo feminino o mais influenciado.É o flerte,o carinho.é o amor puro,real,maduro,solidificado,sensível,não chegando a ser a paixão.É o amor verdadeiro;ela propicia e alimenta este sentimento nos homens,fazendo-os ser mais calmos e romÂnticos é o nkisi do amor.Dandalunda esta muito intimamente ligada á magia,é um nkisi ligado a feitiçaria sobe toda a arte da magia,estando esta arte ligada ao amor.

Na fecundaçao Dandalunda rege o processo,na multiplicaçao da célula mater,Inzila(bara) entrega a regencia para Dandalunda que vai cuidar do embrião,do feto,até o nascimento.É Dandalunda que vai evitar o aborto,manter criança viva e sadia na barriga da mãe,

MAMETO MAZA MAZENZA

(OH,MÃE DA ÁGUA DOCÊ)

  • AGEUM DE DANDALUNDA
  • peixe de agua docê(assado na folha da bananeira)
  • ebô(canjica)
omolocum(feijão fradinho com camarão regado com azeite docê) ov os e pessego
ARQUETIPO DOS FILHOS DE DANDALUNDA
  • LENDA DE DANDALUNDA
  • O seu arquétipo se associa a imagem de um rio, das águas que são seu elemento: a aparência da calma que pode esconder correntes, buracos no fundo, grutas, enfim tudo que aparenta a calma mais pode derrubar facilmente. Os filhos de DANDALUNDA preferem contornar habilmente um obstáculo a enfrentá-lo diretamente, ao contrário do que faria matamba ou nkosi. São pessoas persistentes mo que buscam, tendo objetivos fortemente delineados, chegando mesmo a ser incrivelmente teimosos e obstinados. As vezes parecem que esqueceram certos objetivos, mas na verdade apenas estão usando outros caminhos. A imagem de gordinhos e risonhos e bem humorados sem dúvida mantém um parentesco com o arquétipo de Dandalunda, ainda mais que seus filhos gostam de festas e da vida social em geral. São pessoas amigas e sempre acessíveis, não se esquecendo que por trás de tudo isso, existe uma pessoa atenta e que não estará perdendo tempo, apesar de parecer desligada a tudo isso. O sexo é uma coisa importante para os fihos de Oxum. Não costumam se descabelar por paixões que não deram certo ou que nem começaram. São realistas e tem sempre o pé no chão. É a figura da juventude eterna que julga naturalmente merecer todos os seus mimos e cuidados. Nos filhos de Oxum o tempo passa mais lentamente, embora já com certa idade é presente uma eterna criança que brinca e é sempre coquete. Quando não são bonitos fisicamente ( o que é muito difícil ) são charmosos e misteriosamente sensuais. Seus olhos costuma ser vivos e a boca tem a tendência de parar num eterno e discreto sorriso.
Dandalunda recebeu de Obatalá,a ordem de inicia o primeiro ser humno no culto aos nkisis.conta um itan do Odu Oxefun,que certo dia;
Havendo selecionado entre muitos,aquele que viria a ser o primeiro iniciado,dndlunda tratou de sequir as orientações fornecidas pelo grande nkisi-fumfum(orixá do branco),contando para isto com o auxílio de NZILA(bara) e Katendê(Agué),além das orientações de Orumilá.Todos os segredos foram sequidos á risca e era Orumilá,através da consulta ao oráculo,quem traduzia as orientações emanadas de
Obatalá.
Ao fim da cerimonia,verificou-se uma total mudança na personalidade do iniciado que,de pessoa comum,transformou-se num ser excepcional,dotado de profundo sentimento religioso e plena dedicaçao ao culto para o qual havia sido preparado.
Diante deste fato,Dndalunda,percebendo que jamais seria possível obtenção de um ser humano de tantas qualidades,intercedeu junto ao grande nkisi para que o sacerdote fosse preservado do toque de iku(a morte)

Em sua imensa sabedoria,não querendo interferir na lei natural que determinava que todos os seres vivos de

vem um dia ser entregues aos cuidados de iku,adimitiu a possibilidade de eternizar,apenas simbolicamente,aquele a quem foi confiada a propagaçao de sua própria religião e desta forma,ordenou que sobre sua cabeça fosse colocado o adocho,transformando-o,imediatamente,numa ave a que deu o nome de cokem(galinha da angola) etú(galinha da angola branca)



  • sua Issabas(ervas)
  • colonia(colonia da oxum);erva fria serve para banhos para acalmar os abaÔs

3 comentários:

  1. Mãezinha não é novidade que sou muito feliz em tê-la como minha Dinda.Ès uma pessoa muito querida e especial,minha mãezinha Dandalunda está sempre a seu lado.Prova disso é seu brilho,beleza e seu amor que é notório em sua vida.Parabéns seu blog é o máximo.TE ADORO !!!Beijos de sua afilhada Danda Nirumba.

    ResponderExcluir
  2. Mãezinha seu bog é maravilhoso,Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. amei saber quem é Dandalunda que minha mãe sempre segui até a sua morte! e compreendi pq sou tão parecida co ela e tenho tao brilho na minha vida!

    ResponderExcluir